Sobre o Curso
O Curso
O curso de Licenciatura em Artes Visuais, teve o seu reconhecimento registrado no MEC, pelo Decreto Federal nº 8.3023 de 11/01/79, publicado no Diário Oficial da União em 12/01/79, como Educação Artística (licenciatura) e foi concebido para permitir aos alunos competência técnica e de formação humanística baseada numa proposta de compreensão antropológica, sociológica e pedagógica, que possibilita aos egressos contribuírem com a construção da sociedade e a preservação da ética, da moral e da cultura, tanto do grupo social ao qual pertencem ou atuem, como da Nação. O curso ajusta-se às exigências do Ministério da Educação e Cultura (MEC), a partir da aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução nº 1, 16 de janeiro de 2009) que orientam a formação de professores do ensino de artes visuais; assim, muda a denominação, de Educação Artística para Artes Visuais.
O curso estimula o desenvolvimento do espírito científico, do pensamento reflexivo e do potencial criativo do aluno a partir de um currículo que integra prática e teoria num processo complementar de conhecimento. Forma educadores com conhecimento e habilidades que atendam às necessidades sociais da educação e que possam assessorar, planejar, projetar, administrar ou orientar atividades de criação, propondo novas metodologias para o ensino de arte, tanto nos setores públicos quanto privados, buscando sempre metodologias educativas que facilitem o processo de ensino e de aprendizagem. O incentivo à pesquisa estética - enquanto princípio de formação/educação - visando ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da criação, insere a educação artística como elemento de denotação da cultura do grupo.
O curso tem como preocupação estimular o desejo de atualização permanente dos alunos, de forma continuada e com forte teor humanístico, considerando-se que a educação é parte integrante do cotidiano e dos fazeres rotineiros dentro das práticas sócio-grupais, prestando serviços especializados à comunidade e estabelecendo com esta uma relação de reciprocidade que tem na ação pedagógica do professor de artes visuais do ensino fundamental e médio, os princípios das representações sociais que caracterizam o grupo e a Nação.
Modalidade
Licenciatura
Mercado de Trabalho
O licenciado em Educação Artística estará habilitado para atuar na docência dos ensinos fundamental e médio, além de poder atuar em entidades públicas e sociais por meio de projetos interdisciplinares, ampliando o sentido de educação.
Outros campos de atuação do licenciado em Educação Artística podem ser agências de publicidade, birô de criação, emissoras de TV para orientação de programas educativos, ONGs que atuem com educação e cidadania, museus, centros culturais e empresas que apóiam e incentivam as manifestações artístico-culturais