Sobre o Curso
FINALIDADE DO CURSO
O curso de graduação em Enfermagem da UNAMA ANANINDEUA privilegia a formação de enfermeiro bacharel, com formação generalista, humanística, crítico, reflexivo e investigativo, com competências e habilidades técnico-cientifica, éticopolítica, social e educativa. Formando um profissional consciente de sua importância no processo de construção de uma sociedade democrática, justa e igualitária, capaz de intervir no processo saúde-doença. Prepara o aluno para atuar de forma humanizada no cuidado dos pacientes e promoção da saúde individual e coletiva. Busca suprir a demanda por profissionais com este perfil no mercado de trabalho, oferecendo um curso de qualidade, com novas tecnologias e metodologias. O Curso de Enfermagem tem duração de 10 semestres, com matrículas semestrais. As disciplinas estão agrupadas em dez blocos, com uma carga horária distribuída em atividades teóricas, práticas e de estágio supervisionado, contribuindo para uma abordagem interdisciplinar, pela articulação de conteúdos complementares e sequenciais. No início do curso, o discente assiste aula com outros alunos de diferentes cursos da saúde (turmas gerenciadas), para assim estimular a capacidade de atuação multidisciplinar, muito requerido atualmente no mercado de trabalho. São abordadas disciplinas de áreas de conhecimentos gerais, das ciências biológicas e da saúde e ciências humanas e sociais, e a partir do 4º semestre iniciam as disciplinas específicas da área de conhecimento das ciências da Enfermagem. Além das aulas teóricas, as práticas laboratoriais são ofertadas a partir do 2º semestre, essas apresentam-se como ferramenta para capacitar o aluno a desempenhar corretamente as técnicas e procedimentos, proporcionam competências e humanizam a assistência. Além disso, o curso de Enfermagem possui parcerias com diferentes instituições de saúde públicas e privadas para realização do estágio supervisionado obrigatório (no 9º e 10º semestre), contribuindo para um aprendizado de qualidade com aprofundamento teórico-prático. O curso de Enfermagem estimula a prática de iniciação à pesquisa e o aprofundamento do conhecimento como por exemplo, do programa de monitoria, destinado a propiciar aos alunos a oportunidade de desenvolver suas habilidades para a carreira docente, pesquisa e extensão. O curso de Enfermagem está em grande expansão no mercado de trabalho, onde o Enfermeiro pode atuar em 60 especialidades diferentes, dentro da área da assistência, gestão e ensino/pesquisa. Nesse sentido, a seguir são apresentadas algumas das áreas de atuação do Enfermeiro, atividades, aulas, estágios e ações desenvolvidas pelos discentes do Curso de ENFERMAGEM da UNAMA ANANINDEUA, com apoio da coordenação do curso e do corpo docente.
DADOS DO CURSO:
Curso de Graduação em Enfermagem
Modalidade: Presencial
Bacharelado
Ato regulatório – Autorização: Portaria nº 334, de 26 de julho de 2016.
Turno de funcionamento: manhã, tarde e noite
Integralização:
Mínima: 10 semestres
Máxima: 14 semestres
OBJETIVO GERAL
Formar profissionais de enfermagem com competências e habilidades técnico científicas e ético-político-sociais-educativas, de investigação científica, de comunicação, administração e gerência, capazes de exercer observação, análise e síntese para desempenho sua profissão de forma reflexiva, crítica e criativa, capazes de se apropriar e recriar o conhecimento, comprometidos com a integralidade, equidade e universalidade do atendimento com vistas ao atendimento do Sistema Único de Saúde, da saúde complementar e da realidade social.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
-Formar cidadãos compromissados com a missão, visão, metas e valores institucionais de forma que esta possa cumprir seus objetivos para com a sociedade;
-Formar profissional para atuação responsável socialmente e conhecedor das necessidades da região de Norte;
-Formar profissionais proativos em sua atuação frente a demandas emergentes no mercado de trabalho, em especial aquelas da região Norte;
- Auxiliar a Unama no cumprimento de sua missão institucional através da formação de profissionais com perfil voltado para para a área da Enfermagem
- Atuar na assistência de enfermagem frente aos aspectos da promoção, prevenção e recuperação da saúde no modelo de saúde da família; discutindo o modelo de saúde da família, refletindo sobre seus aspectos pedagógicos de organização do serviço de saúde e do trabalho;
- Desenvolver atitudes e habilidades para realizar os procedimentos básicos de enfermagem, a partir das necessidades afetadas do cliente, aplicando conhecimento teórico sobre os instrumentos básicos de enfermagem que alicerçam a prática e fundamentam o exercício da profissão, aplicando a prática de enfermagem e a metodologia da assistência, considerando o cliente de forma holística e o cuidado a ser prestado;
PERFIL O EGRESSO
Para atender ao perfil profissional pretendido para os futuros profissionais formados na IES, entende-se ser imprescindível fornecer-lhe os instrumentais necessários para o inserir na visão ampla do mundo atual, sem deixar de enfatizar a necessidade de considerar as riquezas da realidade regional.
Os conteúdos desenvolvidos ao longo do curso buscam capacitá-los para exercer o papel de cidadão levando em conta sua responsabilidade social. Nesse sentido, a qualificação permanente é tônica do exercício e da consciente cidadania profissional que se procura desenvolver nos alunos. Assim, o perfil esperado dos que ingressam no mercado de trabalho do atual século é de profissionais com visão global e local do meio social, político, cultural e econômico, capazes de exercer a profissão com ética e responsabilidade social, competentes para que em seus respectivos campos do saber construam a sociedade da era onde o conhecimento não é estanque e que deve ser constantemente renovado.
Desta forma, o curso oferece subsídios para tornar o profissional apto a: exercer competências e habilidades na atenção a saúde dos usuários dos serviços de saúde, com ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. O profissional enfermeiro (a) deve pensar e atuar criticamente, dentro dos princípios da ética, bioética, a fim de solucionar os problemas emergentes dos usuários, assim como produzir valores em saúde, para prevenir doenças e agravos. O enfermeiro deve ter habilidade de tomar de decisões baseadas em evidências cientificas para definir condutas mais adequadas direcionadas a cada caso, obedecendo os critérios e emergência e urgência. Exercer a liderança, planejar as ações de forma sistematizadas e organizadas, avaliando sempre a eficiência e a eficácia de suas ações e buscar a atualização frequente por meio da educação permanente para melhorar sempre a qualidade do seu cuidado prestado.
O Curso Superior Bacharelado em enfermagem dá ao acadêmico o diploma de Graduação em nível superior, possibilitando ao egresso dar prosseguimento a seus estudos em outros cursos e programas da educação superior, tais como cursos de Graduação, de Especialização e Programas de Mestrado e Doutorado.
O Curso Superior Bacharelado em Enfermagem visa formar profissionais aptos para um mercado de trabalho promissor, uma vez que constitui uma nova profissão e de grande aceitação na atualidade. O egresso possuirá conhecimentos práticos e teóricos para definir e aplicar seus conhecimentos, favorecendo o bem-estar físico e mental das pessoas.
O egresso poderá realizar desde os procedimentos mais simples, como medir a temperatura de um paciente, até os mais complexos como auxiliar médicos durante uma cirurgia. Podendo atuar em instituições de saúde: hospitais, clínicas e postos de saúde. No entanto, sua atuação não está restrita a estes lugares, onde podem também atuar prestando atendimento domiciliar.
A Unama sempre em sintonia com o que há de mais atual na educação em todo o mundo, está atenta para que os conteúdos curriculares pertinentes aos seus cursos garantam o efetivo alcance do perfil do egresso pretendido com a atualização necessária para que o profissional formado tenha êxito e reconhecimento na sua atuação na área. Para tanto, não descuida das atualizações necessárias, da constante análise de adequação de cargas horárias, bibliografias, metodologias de ensino e aprendizagem, sem perder de vista a missão, a visão e os valores institucionais que guardam estreita relação com a sustentabilidade ambiental, com os direitos humanos e relações étnico raciais, reforçados a todo momento pela IES em ações e ensinamentos formais, disciplinares e transversais.
DIFERENCIAL DO CURSO:
O Coordenador do Curso desempenha um papel integrador e organizador na implantação e desenvolvimento da estrutura curricular, planejada conjuntamente com o corpo docente, buscando integrar o conhecimento das várias áreas. Para a implementação e execução do currículo, o Coordenador trabalha com o seu Núcleo Docente Estruturante – NDE, seu Conselho de Curso e demais professores.
Entende-se a inovação no âmbito curso como uma ruptura paradigmática que além de promover ou provocar mudanças metodológicas ou a inclusão de recursos tecnológicos, é entendida como a compreensão do conhecimento e, portanto, a uma alteração nas bases epistemológicas da prática pedagógica. Desta forma, as inovações se materializam pelo reconhecimento de formas alternativas de saberes e experiências e, exigem dos docentes o preparo para transformar o desejo de saber em mola propulsora e emancipatória.
Dentro desta premissa, a IES através de um plano de gestão participativa promove ações que visam buscar dentro e fora de seus muros contribuições para promover a inovação no âmbito de seus cursos. Destas empreitadas diversas ações têm sido utilizadas, tais como:
Uso do Design Thinking nada mais é do que uma abordagem com foco no aluno para a inovação, levando-o a pensar de maneira crítica e criativa para desenvolver ideias, organizar informações, tomar decisões e adquirir conhecimento. Objetivo desse método é tornar cada aluno consciente de sua capacidade de transformar, estimulando-o a pensamentos e ações críticas e criativas despertando desta forma o sentimento de protagonismo nos estudantes, fazendo com que se envolvam mais com as propostas da escola.
Estimulo ao desenvolvimento de competências socioemocionais: as dificuldades atuais dos futuros profissionais vão muito além dos conhecimentos tradicionais para que logrem êxito no mercado de trabalho atual se faz necessário dotá-lo de competências socioemocionais que podem ser exercitadas com a inserção de experiencias inovadoras como ações de cidadania, solidariedade, transformação do ambiente e sustentabilidade as quais costumam motivar e de forma surpreendente despertar o perfil protagonista nos futuros profissionais.
- ESPECIALIDADES DO ENFERMEIRO
As principais áreas de atuação que o discente pode atuar após sua graduação, são:
1) Enfermagem Aeroespacial
2) Enfermagem Aquaviária
3) Enfermagem em Acesso Vascular e Terapia Infusional
4) Assistência de Enfermagem em Anestesiologia
5) Enfermagem em Assistência Domiciliária
6) Enfermagem em Doação e Transplante de Órgãos e
Tecidos
7) Enfermagem em Cardiologia
8) Enfermagem em Central de Material e Esterilização
9) Enfermagem em Centro Cirúrgico
10) Enfermagem em Cuidados Paliativos
11) Enfermagem Dermatológica
12) Enfermagem em Diagnóstico por Imagens
13) Enfermagem em Doenças Infecciosas e parasitárias
14) Enfermagem em Endocrinologia
15) Enfermagem em Estética
16) Enfermagem em Estomaterapia
17) Enfermagem em Farmacologia
18) Enfermagem Forense
19) Enfermagem em Genética e Genômica
20) Enfermagem em Hematologia
21) Enfermagem em Hemoterapia
22) Enfermagem Hiperbárica
23) Enfermagem no Manejo da Dor
24) Enfermagem em Nefrologia
25) Enfermagem em Neurologia e Neurocirurgia
26) Enfermagem Offshore
27) Enfermagem em Oftalmologia
28) Enfermagem em Oncologia
29) Enfermagem em Otorrinolaringologia
30) Enfermagem em Práticas Integrativas e
Complementares
31) Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecção
hospitalar
32) Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente
33) Enfermagem em Saúde Coletiva
35) Enfermagem em Saúde do Adulto
36) Enfermagem em Saúde do Homem
37) Enfermagem em Saúde do Idoso
38) Enfermagem em Saúde do Trabalhador a. Saúde
Ocupacional
39) Enfermagem em Saúde Indígena
40) Enfermagem em Saúde Mental
- a) Enfermagem psiquiátrica
41) Enfermagem em Sexologia Humana
42) Enfermagem em Sistematização da Assistência da
Enfermagem-SAE
43) Enfermagem em Terapia Intensiva
44) Enfermagem em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica
45) Enfermagem em Traumato-ortopedia
46) Enfermagem em Urgência e Emergência
47) Enfermagem em Urologia
48) Enfermagem em Vigilância
49) Direito Sanitário
50) Economia da Saúde
51) Enfermagem em Auditoria
52) Enfermagem em Gerenciamento e Gestão
53) Enfermagem em Informática em Saúde
54) Políticas Públicas
55) Bioética
56) Educação em Enfermagem
57) Educação Permanente e Continuada em Saúde
58) Enfermagem
59) Enfermagem em Pesquisa Clínica
60) Ética
N° DE VAGAS: 200 vagas anuais
PORTARIAS DE ATOS REGULATÓRIOS: Ato regulatório – Autorização: Portaria nº 334, de 26 de julho de 2016
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 4000 horas totais