Informação do Curso
Enfermagem
Selecione cidade e unidade
Sobre o Curso

 

FINALIDADE DO CURSO

O curso de graduação em Enfermagem da UNAMA ANANINDEUA privilegia a formação de enfermeiro bacharel, com formação generalista, humanística, crítico, reflexivo e investigativo, com competências e habilidades técnico-cientifica, éticopolítica, social e educativa. Formando um profissional consciente de sua importância no processo de construção de uma sociedade democrática, justa e igualitária, capaz de intervir no processo saúde-doença. Prepara o aluno para atuar de forma humanizada no cuidado dos pacientes e promoção da saúde individual e coletiva. Busca suprir a demanda por profissionais com este perfil no mercado de trabalho, oferecendo um curso de qualidade, com novas tecnologias e metodologias. O Curso de Enfermagem tem duração de 10 semestres, com matrículas semestrais. As disciplinas estão agrupadas em dez blocos, com uma carga horária distribuída em atividades teóricas, práticas e de estágio supervisionado, contribuindo para uma abordagem interdisciplinar, pela articulação de conteúdos complementares e sequenciais. No início do curso, o discente assiste aula com outros alunos de diferentes cursos da saúde (turmas gerenciadas), para assim estimular a capacidade de atuação multidisciplinar, muito requerido atualmente no mercado de trabalho. São abordadas disciplinas de áreas de conhecimentos gerais, das ciências biológicas e da saúde e ciências humanas e sociais, e a partir do 4º semestre iniciam as disciplinas específicas da área de conhecimento das ciências da Enfermagem. Além das aulas teóricas, as práticas laboratoriais são ofertadas a partir do 2º semestre, essas apresentam-se como ferramenta para capacitar o aluno a desempenhar corretamente as técnicas e procedimentos, proporcionam competências e humanizam a assistência. Além disso, o curso de Enfermagem possui parcerias com diferentes instituições de saúde públicas e privadas para realização do estágio supervisionado obrigatório (no 9º e 10º semestre), contribuindo para um aprendizado de qualidade com aprofundamento teórico-prático. O curso de Enfermagem estimula a prática de iniciação à pesquisa e o aprofundamento do conhecimento como por exemplo, do programa de monitoria, destinado a propiciar aos alunos a oportunidade de desenvolver suas habilidades para a carreira docente, pesquisa e extensão. O curso de Enfermagem está em grande expansão no mercado de trabalho, onde o Enfermeiro pode atuar em 60 especialidades diferentes, dentro da área da assistência, gestão e ensino/pesquisa. Nesse sentido, a seguir são apresentadas algumas das áreas de atuação do Enfermeiro, atividades, aulas, estágios e ações desenvolvidas pelos discentes do Curso de ENFERMAGEM da UNAMA ANANINDEUA, com apoio da coordenação do curso e do corpo docente.

 

DADOS DO CURSO:

Curso de Graduação em Enfermagem

Modalidade: Presencial

Bacharelado

Ato regulatório – Autorização: Portaria nº 334, de 26 de julho de 2016.

Turno de funcionamento: manhã, tarde e noite

Integralização:

Mínima: 10 semestres

Máxima: 14 semestres

 

OBJETIVO GERAL

Formar profissionais de enfermagem com competências e habilidades técnico científicas e ético-político-sociais-educativas, de investigação científica, de comunicação, administração e gerência, capazes de exercer observação, análise e síntese para desempenho sua profissão de forma reflexiva, crítica e criativa, capazes de se apropriar e recriar o conhecimento, comprometidos com a integralidade, equidade e universalidade do atendimento com vistas ao atendimento do Sistema Único de Saúde, da saúde complementar e da realidade social.

 

OBJETIVOS ESPECIFICOS

-Formar cidadãos compromissados com a missão, visão, metas e valores institucionais de forma que esta possa cumprir seus objetivos para com a sociedade;

-Formar profissional para atuação responsável socialmente e conhecedor das necessidades da região de Norte;

-Formar profissionais proativos em sua atuação frente a demandas emergentes no mercado de trabalho, em especial aquelas da região Norte;

- Auxiliar a Unama no cumprimento de sua missão institucional através da formação de profissionais com perfil voltado para para a área da Enfermagem

- Atuar na assistência de enfermagem frente aos aspectos da promoção, prevenção e recuperação da saúde no modelo de saúde da família; discutindo o modelo de saúde da família, refletindo sobre seus aspectos pedagógicos de organização do serviço de saúde e do trabalho;

- Desenvolver atitudes e habilidades para realizar os procedimentos básicos de enfermagem, a partir das necessidades afetadas do cliente, aplicando conhecimento teórico sobre os instrumentos básicos de enfermagem que alicerçam a prática e fundamentam o exercício da profissão, aplicando a prática de enfermagem e a metodologia da assistência, considerando o cliente de forma holística e o cuidado a ser prestado;

 

PERFIL O EGRESSO

Para atender ao perfil profissional pretendido para os futuros profissionais formados na IES, entende-se ser imprescindível fornecer-lhe os instrumentais necessários para o inserir na visão ampla do mundo atual, sem deixar de enfatizar a necessidade de considerar as riquezas da realidade regional.

Os conteúdos desenvolvidos ao longo do curso buscam capacitá-los para exercer o papel de cidadão levando em conta sua responsabilidade social. Nesse sentido, a qualificação permanente é tônica do exercício e da consciente cidadania profissional que se procura desenvolver nos alunos. Assim, o perfil esperado dos que ingressam no mercado de trabalho do atual século é de profissionais com visão global e local do meio social, político, cultural e econômico, capazes de exercer a profissão com ética e responsabilidade social, competentes para que em seus respectivos campos do saber construam a sociedade da era onde o conhecimento não é estanque e que deve ser constantemente renovado.

Desta forma, o curso oferece subsídios para tornar o profissional apto a: exercer competências e habilidades na atenção a saúde dos usuários dos serviços de saúde, com ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. O profissional enfermeiro (a) deve pensar e atuar criticamente, dentro dos princípios da ética, bioética, a fim de solucionar os problemas emergentes dos usuários, assim como produzir valores em saúde, para prevenir doenças e agravos. O enfermeiro deve ter habilidade de tomar de decisões baseadas em evidências cientificas para definir condutas mais adequadas direcionadas a cada caso, obedecendo os critérios e emergência e urgência. Exercer a liderança, planejar as ações de forma sistematizadas e organizadas, avaliando sempre a eficiência e a eficácia de suas ações e buscar a atualização frequente por meio da educação permanente para melhorar sempre a qualidade do seu cuidado prestado.

O Curso Superior Bacharelado em enfermagem dá ao acadêmico o diploma de Graduação em nível superior, possibilitando ao egresso dar prosseguimento a seus estudos em outros cursos e programas da educação superior, tais como cursos de Graduação, de Especialização e Programas de Mestrado e Doutorado.

O Curso Superior Bacharelado em Enfermagem visa formar profissionais aptos para um mercado de trabalho promissor, uma vez que constitui uma nova profissão e de grande aceitação na atualidade. O egresso possuirá conhecimentos práticos e teóricos para definir e aplicar seus conhecimentos, favorecendo o bem-estar físico e mental das pessoas.

O egresso poderá realizar desde os procedimentos mais simples, como medir a temperatura de um paciente, até os mais complexos como auxiliar médicos durante uma cirurgia. Podendo atuar em instituições de saúde: hospitais, clínicas e postos de saúde. No entanto, sua atuação não está restrita a estes lugares, onde podem também atuar prestando atendimento domiciliar.

A Unama sempre em sintonia com o que há de mais atual na educação em todo o mundo, está atenta para que os conteúdos curriculares pertinentes aos seus cursos garantam o efetivo alcance do perfil do egresso pretendido com a atualização necessária para que o profissional formado tenha êxito e reconhecimento na sua atuação na área. Para tanto, não descuida das atualizações necessárias, da constante análise de adequação de cargas horárias, bibliografias, metodologias de ensino e aprendizagem, sem perder de vista a missão, a visão e os valores institucionais que guardam estreita relação com a sustentabilidade ambiental, com os direitos humanos e relações étnico raciais, reforçados a todo momento pela IES em ações e ensinamentos formais, disciplinares e transversais.

DIFERENCIAL DO CURSO:

O Coordenador do Curso desempenha um papel integrador e organizador na implantação e desenvolvimento da estrutura curricular, planejada conjuntamente com o corpo docente, buscando integrar o conhecimento das várias áreas. Para a implementação e execução do currículo, o Coordenador trabalha com o seu Núcleo Docente Estruturante – NDE, seu Conselho de Curso e demais professores.

Entende-se a inovação no âmbito curso como uma ruptura paradigmática que além de promover ou provocar mudanças metodológicas ou a inclusão de recursos tecnológicos, é entendida como a compreensão do conhecimento e, portanto, a uma alteração nas bases epistemológicas da prática pedagógica. Desta forma, as inovações se materializam pelo reconhecimento de formas alternativas de saberes e experiências e, exigem dos docentes o preparo para transformar o desejo de saber em mola propulsora e emancipatória.

Dentro desta premissa, a IES através de um plano de gestão participativa promove ações que visam buscar dentro e fora de seus muros contribuições para promover a inovação no âmbito de seus cursos. Destas empreitadas diversas ações têm sido utilizadas, tais como:

Uso do Design Thinking nada mais é do que uma abordagem com foco no aluno para a inovação, levando-o a pensar de maneira crítica e criativa para desenvolver ideias, organizar informações, tomar decisões e adquirir conhecimento. Objetivo desse método é tornar cada aluno consciente de sua capacidade de transformar, estimulando-o a pensamentos e ações críticas e criativas despertando desta forma o sentimento de protagonismo nos estudantes, fazendo com que se envolvam mais com as propostas da escola.

Estimulo ao desenvolvimento de competências socioemocionais: as dificuldades atuais dos futuros profissionais vão muito além dos conhecimentos tradicionais para que logrem êxito no mercado de trabalho atual se faz necessário dotá-lo de competências socioemocionais que podem ser exercitadas com a inserção de experiencias inovadoras como ações de cidadania, solidariedade, transformação do ambiente e sustentabilidade as quais costumam motivar e de forma surpreendente despertar o perfil protagonista nos futuros profissionais.

  • ESPECIALIDADES DO ENFERMEIRO

As principais áreas de atuação que o discente pode atuar após sua graduação, são:

1) Enfermagem Aeroespacial
2) Enfermagem Aquaviária

3) Enfermagem em Acesso Vascular e Terapia Infusional

4) Assistência de Enfermagem em Anestesiologia

5) Enfermagem em Assistência Domiciliária

6) Enfermagem em Doação e Transplante de Órgãos e

Tecidos

7) Enfermagem em Cardiologia

8) Enfermagem em Central de Material e Esterilização

9) Enfermagem em Centro Cirúrgico

10) Enfermagem em Cuidados Paliativos

11) Enfermagem Dermatológica

12) Enfermagem em Diagnóstico por Imagens

13) Enfermagem em Doenças Infecciosas e parasitárias

14) Enfermagem em Endocrinologia

15) Enfermagem em Estética

16) Enfermagem em Estomaterapia

17) Enfermagem em Farmacologia

18) Enfermagem Forense

19) Enfermagem em Genética e Genômica

20) Enfermagem em Hematologia

21) Enfermagem em Hemoterapia

22) Enfermagem Hiperbárica

23) Enfermagem no Manejo da Dor

24) Enfermagem em Nefrologia

25) Enfermagem em Neurologia e Neurocirurgia

26) Enfermagem Offshore

27) Enfermagem em Oftalmologia

28) Enfermagem em Oncologia

29) Enfermagem em Otorrinolaringologia

30) Enfermagem em Práticas Integrativas e

Complementares
31) Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecção

hospitalar

32) Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente

33) Enfermagem em Saúde Coletiva

35) Enfermagem em Saúde do Adulto

36) Enfermagem em Saúde do Homem

37) Enfermagem em Saúde do Idoso

38) Enfermagem em Saúde do Trabalhador a. Saúde

Ocupacional

39) Enfermagem em Saúde Indígena

40) Enfermagem em Saúde Mental

  1. a) Enfermagem psiquiátrica

41) Enfermagem em Sexologia Humana

42) Enfermagem em Sistematização da Assistência da

Enfermagem-SAE

43) Enfermagem em Terapia Intensiva

44) Enfermagem em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica

45) Enfermagem em Traumato-ortopedia

46) Enfermagem em Urgência e Emergência

47) Enfermagem em Urologia

48) Enfermagem em Vigilância

49) Direito Sanitário

50) Economia da Saúde

51) Enfermagem em Auditoria

52) Enfermagem em Gerenciamento e Gestão

53) Enfermagem em Informática em Saúde

54) Políticas Públicas

55) Bioética

56) Educação em Enfermagem

57) Educação Permanente e Continuada em Saúde

58) Enfermagem

59) Enfermagem em Pesquisa Clínica

60) Ética

N° DE VAGAS: 200 vagas anuais

PORTARIAS DE ATOS REGULATÓRIOS: Ato regulatório – Autorização: Portaria nº 334, de 26 de julho de 2016

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 4000 horas totais 

 

Período
Disciplina
Carga Horária
Mais Detalhes
  • Bioestatística
    60h
    -
  • Bioética e Biossegurança em Saúde
    60h
    -
  • Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade
    60h
    -
  • Desenvolvimento Sustentável e Direitos Individuais
    40h
    -
  • Enfermagem: Profissão e Carreira
    60h
    -
  • Saúde Coletiva
    60h
    -

  • Anatomia Humana
    60h
    -
  • Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão I
    80h
    -
  • Biofísica
    40h
    -
  • Bioquímica Humana
    60h
    -
  • Citologia, Histologia e Embriologia
    60h
    -
  • Fisiologia Humana
    60h
    -
  • Genética Humana
    60h
    -

  • Epidemiologia
    60h
    -
  • Metodologia da Pesquisa
    40h
    -
  • Microbiologia e Imunologia
    60h
    -
  • Parasitologia
    60h
    -
  • Patologia Geral
    60h
    -

  • Anatomia Aplicada À Enfermagem
    60h
    -
  • Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão II
    80h
    -
  • Farmacologia
    60h
    -
  • Legislação e Exercício Profissional
    60h
    -
  • Semiologia
    60h
    -
  • Vigilância em Saúde
    40h
    -

  • Conhecimento e Métodos do Cuidar em Enfermagem
    60h
    -
  • Cuidado Integral À Saúde do Adulto I
    60h
    -
  • Empreendedorismo
    60h
    -
  • Enfermagem Dermatológica e Estética
    60h
    -
  • Enfermagem Domiciliar
    80h
    -
  • Semiotécnica
    100h
    -

  • Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão III
    80h
    -
  • Centro Cirúrgico e Cme
    60h
    -
  • Cuidado Integral À Saúde da Mulher
    60h
    -
  • Cuidado Integral À Saúde do Adolescente
    60h
    -
  • Cuidado Integral À Saúde do Adulto II
    60h
    -
  • Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
    60h
    -

  • Cuidado Ao Idoso
    100h
    -
  • Cuidado de Enfermagem em Urgências, Emergência e Traumas
    60h
    -
  • Cuidado Integral Ao Recém Nascido e a Criança
    80h
    -
  • Saúde Coletiva- Programas de Saúde
    80h
    -
  • Saúde Mental e Cuidado de Enfermagem em Psiquiatria
    60h
    -

  • Cuidado de Enfermagem em Oncologia
    60h
    -
  • Cuidado Integral Ao Paciente nas Doenças Infecto-Parasitárias
    100h
    -
  • Educação em Saúde
    40h
    -
  • Enfermagem Forense
    60h
    -
  • Gestão em Enfermagem na Atenção Básica
    60h
    -
  • Saúde do Trabalhador
    60h
    -

  • Estágio Supervisionado I (Enfermagem)
    400h
    -
  • Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde
    60h
    -
  • Métodos e Técnicas do Ensino
    40h
    -
  • Topicos Integradores I (Enfermagem)
    40h
    -

10°
  • Estágio Supervisionado II (Enfermagem)
    400h
    -
  • Trabalho de Conclusão de Curso (Enfermagem )
    40h
    -

Disciplinas Optativas
  • Língua Brasileira de Sinais - Libras (Disciplina Optativa)
    60h
    -
  • Optativa I
    60h
    -
  • Optativa II
    60h
    -
  • Optativa III
    60h
    -

Reconhecimento
Portaria Nº 334, de 26/07/2016
Informe seus dados abaixo para visualizar as opções de curso