Informação do Curso
Ciência da Computação
Selecione cidade e unidade
Coordenação 
Filipe Cavalcanti Fernandes
Sobre o Curso

FINALIDADE DO CURSO

O curso visa formar profissionais na área de Computação e Informática, com sólidos fundamentos em Ciência da Computação, com vistas ao mercado profissional, tanto nas áreas teórica e de aplicação de computadores, como no projeto e desenvolvimento de equipamentos e software básico, utilizando modernas tecnologias da Engenharia de Software.

O bacharel em Ciência da Computação elabora os mais diversos softwares, desde sistemas de gestão até aplicativos para web e celulares. Para este profissional, o mercado de trabalho é imenso, pois ele pode atuar na indústria, em bancos, comércio, hospitais e todos os lugares que necessitem da automatização de seus negócios. Além disso, ele é o responsável por auxiliar usuários e empresas na aquisição de equipamentos e softwares que atendam as  mais diferentes necessidades. Por este motivo,  pode, também, atuar nas áreas de assessoria e consultoria a empresas.

A UNAMA possui parceria com empresas multinacionais como Google, IBM e Microsoft. Isso permite que o aluno, antes de se formar, usufrua, por exemplo, de cursos da Google que servem de reforço para preparação para o mercado de trabalho e/ou para provas de certificação na área da computação. Ressalta-se que uma certificação internacional no currículo é um diferencial decisivo na hora de concorrer a vagas de emprego. 

 

Objetivo

O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem por objetivo formar profissionais que sejam capazes de elaborar, aplicar e avaliar soluções de Tecnologia da Informação para as necessidades de negócio das organizações; analisar os processos organizacionais para torná-los eficazes e eficientes; compreender a importância de se manterem atualizados em função das constantes mudanças que ocorrem na área de TI; e inovar na construção de soluções de TI.

 

OBJETIVOS ESPECIFICOS

 

  • Formar cidadãos compromissados com a missão, visão, metas e valores institucionais de forma que esta possa cumprir seus objetivos para com a sociedade;
  • Atender a Resolução CNE/CES No 5, de 16/11/2016 (Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior), que institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado em Ciência da Computação.
  • Fomentar a prática do raciocínio lógico, crítico e analítico, para capacitar o futuro profissional a operar valores, pessoas,ambientes, problemas, tecnologias, políticas, para trabalhar com competência, conhecimentos, ética, criatividade, flexibilidade e responsabilidade nos diferentes âmbitos da Ciência da Computação;
  • Proporcionar condições para a formação de um profissional com capacidade e aptidão para pesquisar, elaborar e prover soluções;
  • Ofertar conteúdos que proporcionem aos alunos compreensão clara da área de atuação em Sistemas de Informação, integrando os diversos campos do conhecimento;
  • Oferecer ao aluno condições de se tornar um bom profissional, um cidadão com pleno conhecimento das suas responsabilidades dentro da realidade atual de seu país, e das medidas a serem adotadas na promoção do bem-estar da sociedade.
  • Formar profissionais capazes de coordenar equipes de automação e de controle de máquinas, sistemas e equipamentos industriais;
  • Formar profissionais aptos a otimizar recursos humanos, tecnológicos, de infraestrutura e financeiros;
  • Preparar o aluno para o mercado de trabalho em suas diversas áreas;
  • Desenvolver no estudante uma visão crítica sobre a realidade social;
  • Auxiliar na construção de um profissional ético e engajado na construção de uma realidade social justa e democrática;
  • Habilitar o egresso a perceber-se como agente transformador da sociedade, adotando uma atitude proativa;
  • Desenvolver no estudante uma postura responsável no manejo das competências e habilidades adquiridas no curso.
  • Formar profissional para atuação responsável socialmente e conhecedor das necessidades da região de Manaus;
  • Formar profissionais proativos em sua atuação frente a demandas emergentes no mercado de trabalho, em especial aquelas da região;
  • Auxiliar a no cumprimento de sua missão institucional através da formação de profissionais com perfil voltado para o Centro Universitário do Norte.

 

PERFIL O EGRESSO 

  • Para atender ao perfil profissional pretendido para os futuros profissionais formados na IES, entende-se ser imprescindível fornecer-lhe os instrumentais necessários para o inserir na visão ampla do mundo atual, sem deixar de enfatizar a necessidade de considerar as riquezas da realidade regional.

Os conteúdos desenvolvidos ao longo do curso buscam capacitá-los para exercer o papel de cidadão levando em conta sua responsabilidade social. Nesse sentido, a qualificação permanente é tônica do exercício e da consciente cidadania profissional que se procura desenvolver nos alunos. Assim, o perfil esperado dos que ingressarão no mercado de trabalho do atual século são profissionais com visão global e local do meio social, político, cultural e econômico, capazes de exercer a profissão com ética e responsabilidade social, competentes para que em seus respectivos campos do saber construam a sociedade da era onde o conhecimento não é estanque e deve ser constantemente renovado.

Público Alvo

ÁREAS DE ATUAÇÃO:

  • Os dados obtidos permitem traçar um perfil de egresso e de sua distribuição e ocupação no mercado de trabalho, assim como fornecem subsídios úteis para aprimoramento do curso, norteando mudanças curriculares, além de apontar para as necessidades de implantação de cursos de aperfeiçoamento e de pós-graduação lato sensu, além dos já existentes hoje na IES, e stricto sensu, que são criados em decorrência do desenvolvimento da Instituição.
  • Desenvolvedor de Software;
  • Empresas;
  • Na área de empreendedorismo;
  • Projetos Inovadores;
Duração

Curso de Bacharelado em Ciência da Computação

Modalidade: Presencial

Bacharelado

N° DE VAGAS: 580 vagas anuais

8 semestres. A carga horária total do curso é de 3200 horas.

Atos autorizativos do curso:

PORTARIA Nº 919, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018

Turno de funcionamento: manhã e noite

Integralização:

Mínima: 8 semestres

Máxima: 12 semestres

Carga horária em EaD 32,5

Período
Disciplina
Carga Horária
Mais Detalhes
  • Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade
    60h
    -
  • Design Centrado no Ser Humano
    40h
    -
  • Gestão de Times - Métodos Ágeis (Gestão Ágil de Projetos)
    60h
    -
  • Lógica de Programação
    60h
    -
  • Lógica Matemática
    40h
    -
  • Matemática Aplicada
    60h
    -
  • Sistemas Computacionais
    60h
    -

  • Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão I
    80h
    -
  • Banco de Dados
    60h
    -
  • Engenharia de Software
    60h
    -
  • Estrutura de Dados
    40h
    -
  • Organização e Arquitetura de Computadores
    60h
    -
  • Programação - Web Coding
    60h
    -
  • Programação Orientada a Objeto
    40h
    -
  • Ux/Ui Design
    60h
    -

  • Arquitetura de Software
    40h
    -
  • Códigos de Alta Performance - Web
    60h
    -
  • Database Application
    60h
    -
  • Desenvolvimento Sustentável e Direitos Individuais
    80h
    -
  • Programação - Mobile Coding
    60h
    -
  • Redes de Computadores
    60h
    -
  • Sistemas Operacionais
    60h
    -

  • Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão II
    80h
    -
  • Back-End Frameworks
    60h
    -
  • Cloud Computing
    60h
    -
  • Códigos de Alta Performance - Mobile
    60h
    -
  • Estátistica e Probabilidade
    60h
    -
  • Front-End Frameworks
    60h
    -
  • Maturidade em Desenvolvimento de Software
    40h
    -

  • Desenvolvimento de Games
    60h
    -
  • Design de Personagens
    60h
    -
  • Empreendedorismo
    60h
    -
  • Engenharia de Requisitos
    40h
    -
  • Game Engine
    60h
    -
  • Machine Learning
    40h
    -
  • Storytelling
    40h
    -

  • Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão III
    80h
    -
  • Estágio Supervisionado I (Ciência da Computação)
    40h
    -
  • Linguagens Formais e Autômatos
    60h
    -
  • Microprocessadores e Microcontroladores
    40h
    -
  • Paradigmas de Programação
    40h
    -
  • Qualidade de Software
    40h
    -
  • Redes Neurais Artificiais
    60h
    -
  • Sistemas Multimidias
    40h
    -

  • Compiladores
    60h
    -
  • Estágio Supervisionado II (Ciência da Computação)
    40h
    -
  • Infraestrutura de Datacenters
    60h
    -
  • Metodologia da Pesquisa
    40h
    -
  • Segurança da Informação
    60h
    -
  • Teste de Software
    60h
    -
  • Tópicos Integradores em Ciência da Computação
    60h
    -

  • Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão IV
    80h
    -
  • Devops Tools
    60h
    -
  • Fábrica de Software
    60h
    -
  • Tópicos Avançados em Ciência da Computação
    60h
    -

Disciplinas Optativas
  • Língua Brasileira de Sinais - Libras
    60h
    -
  • Optativa I
    60h
    -
  • Optativa II
    60h
    -
  • Optativa III
    60h
    -

Carga Horária
Carga horária total3200h
Informe seus dados abaixo para visualizar as opções de curso