Sobre o Curso
FINALIDADE DO CURSO
O curso visa formar profissionais na área de Computação e Informática, com sólidos fundamentos em Ciência da Computação, com vistas ao mercado profissional, tanto nas áreas teórica e de aplicação de computadores, como no projeto e desenvolvimento de equipamentos e software básico, utilizando modernas tecnologias da Engenharia de Software.
O bacharel em Ciência da Computação elabora os mais diversos softwares, desde sistemas de gestão até aplicativos para web e celulares. Para este profissional, o mercado de trabalho é imenso, pois ele pode atuar na indústria, em bancos, comércio, hospitais e todos os lugares que necessitem da automatização de seus negócios. Além disso, ele é o responsável por auxiliar usuários e empresas na aquisição de equipamentos e softwares que atendam as mais diferentes necessidades. Por este motivo, pode, também, atuar nas áreas de assessoria e consultoria a empresas.
A UNAMA possui parceria com empresas multinacionais como Google, IBM e Microsoft. Isso permite que o aluno, antes de se formar, usufrua, por exemplo, de cursos da Google que servem de reforço para preparação para o mercado de trabalho e/ou para provas de certificação na área da computação. Ressalta-se que uma certificação internacional no currículo é um diferencial decisivo na hora de concorrer a vagas de emprego.
Objetivo
O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem por objetivo formar profissionais que sejam capazes de elaborar, aplicar e avaliar soluções de Tecnologia da Informação para as necessidades de negócio das organizações; analisar os processos organizacionais para torná-los eficazes e eficientes; compreender a importância de se manterem atualizados em função das constantes mudanças que ocorrem na área de TI; e inovar na construção de soluções de TI.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Formar cidadãos compromissados com a missão, visão, metas e valores institucionais de forma que esta possa cumprir seus objetivos para com a sociedade;
- Atender a Resolução CNE/CES No 5, de 16/11/2016 (Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior), que institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado em Ciência da Computação.
- Fomentar a prática do raciocínio lógico, crítico e analítico, para capacitar o futuro profissional a operar valores, pessoas,ambientes, problemas, tecnologias, políticas, para trabalhar com competência, conhecimentos, ética, criatividade, flexibilidade e responsabilidade nos diferentes âmbitos da Ciência da Computação;
- Proporcionar condições para a formação de um profissional com capacidade e aptidão para pesquisar, elaborar e prover soluções;
- Ofertar conteúdos que proporcionem aos alunos compreensão clara da área de atuação em Sistemas de Informação, integrando os diversos campos do conhecimento;
- Oferecer ao aluno condições de se tornar um bom profissional, um cidadão com pleno conhecimento das suas responsabilidades dentro da realidade atual de seu país, e das medidas a serem adotadas na promoção do bem-estar da sociedade.
- Formar profissionais capazes de coordenar equipes de automação e de controle de máquinas, sistemas e equipamentos industriais;
- Formar profissionais aptos a otimizar recursos humanos, tecnológicos, de infraestrutura e financeiros;
- Preparar o aluno para o mercado de trabalho em suas diversas áreas;
- Desenvolver no estudante uma visão crítica sobre a realidade social;
- Auxiliar na construção de um profissional ético e engajado na construção de uma realidade social justa e democrática;
- Habilitar o egresso a perceber-se como agente transformador da sociedade, adotando uma atitude proativa;
- Desenvolver no estudante uma postura responsável no manejo das competências e habilidades adquiridas no curso.
- Formar profissional para atuação responsável socialmente e conhecedor das necessidades da região de Manaus;
- Formar profissionais proativos em sua atuação frente a demandas emergentes no mercado de trabalho, em especial aquelas da região;
- Auxiliar a no cumprimento de sua missão institucional através da formação de profissionais com perfil voltado para o Centro Universitário do Norte.
PERFIL O EGRESSO
- Para atender ao perfil profissional pretendido para os futuros profissionais formados na IES, entende-se ser imprescindível fornecer-lhe os instrumentais necessários para o inserir na visão ampla do mundo atual, sem deixar de enfatizar a necessidade de considerar as riquezas da realidade regional.
Os conteúdos desenvolvidos ao longo do curso buscam capacitá-los para exercer o papel de cidadão levando em conta sua responsabilidade social. Nesse sentido, a qualificação permanente é tônica do exercício e da consciente cidadania profissional que se procura desenvolver nos alunos. Assim, o perfil esperado dos que ingressarão no mercado de trabalho do atual século são profissionais com visão global e local do meio social, político, cultural e econômico, capazes de exercer a profissão com ética e responsabilidade social, competentes para que em seus respectivos campos do saber construam a sociedade da era onde o conhecimento não é estanque e deve ser constantemente renovado.
Público Alvo
ÁREAS DE ATUAÇÃO:
- Os dados obtidos permitem traçar um perfil de egresso e de sua distribuição e ocupação no mercado de trabalho, assim como fornecem subsídios úteis para aprimoramento do curso, norteando mudanças curriculares, além de apontar para as necessidades de implantação de cursos de aperfeiçoamento e de pós-graduação lato sensu, além dos já existentes hoje na IES, e stricto sensu, que são criados em decorrência do desenvolvimento da Instituição.
- Desenvolvedor de Software;
- Empresas;
- Na área de empreendedorismo;
- Projetos Inovadores;
Duração
Curso de Bacharelado em Ciência da Computação
Modalidade: Presencial
Bacharelado
N° DE VAGAS: 580 vagas anuais
8 semestres. A carga horária total do curso é de 3200 horas.
Atos autorizativos do curso:
PORTARIA Nº 919, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018
Turno de funcionamento: manhã e noite
Integralização:
Mínima: 8 semestres
Máxima: 12 semestres
Carga horária em EaD 32,5